Shinrin-yoku ou banho de floresta

Shinrin-yoku é um termo que significa "tomar na atmosfera da floresta" ou "banho de floresta". Ele foi desenvolvido no Japão durante a década de 1980 e tornou-se a pedra angular dos cuidados de saúde preventiva e curativa da medicina japonesa. Agora que está a fazer o seu caminho para o resto do mundo.

Shinrin-yoku é baseado em um corpo robusto da ciência que apoiam a idéia de que, se uma pessoa simplesmente visitar uma área natural e caminhar de uma forma descontraída, há benefícios calmantes, rejuvenescimento e restauração a serem alcançados. Conforme pesquisas na Universidade de Chiba - Japão, lideradas pelo Dr. Yoshifumi Miyazaki, professor universitário e responsável pelos principais estudos sobre shinrin-yoku. 

Nós sempre soubemos disso intuitivamente. Mas, nas últimas décadas, tem havido muitos estudos científicos que estão demonstrando os mecanismos por trás dos efeitos de cura de simplesmente estar em áreas selvagens e natural. Por exemplo, muitas árvores emitem compostos orgânicos que suportam o nosso "NK" (natural killer), as células que fazem parte do caminho da luta contra o câncer do nosso sistema imunológico.
 Os benefícios comprovados de Shinrin-yoku incluem:
  •  Pressão arterial baixa
  •  Níveis de cortisol reduzidos
  • Aumento vigor
  •  Reduz stress
  •  Depressão reduzida
BENEFÍCIOS DA NATUREZA ATRAVÉS DA CIÊNCIA

Cinco minutos de imersão na natureza é tudo que você precisa para elevar o espírito. Assim diz Jules Pretty, professor da Universidade de Essex que sintetizou, em 2010, os resultados de cerca de uma dúzia de estudos para um resumo dos efeitos da natureza no corpo. " Toda atividade outdoor oferece benefícios físicos e mentais", diz Jules, completando que a maioria deles já é conseguida quando se vai para o ar livre. Os primeiros cinco minutos têm o maior impacto, conforme sua pesquisa: o humor das pessoas continuam a melhorar a partir do sexto minuto, mas nem tanto quanto nos primeiros cinco.

Se até mesmo pequenos descansos ao ar livre conseguem reduzir o estresse, imagine o que uma semana na natureza pode fazer pela sua cabeça. Em um estudo de 2007  com 57 participantes adultos de um curso da Outward Bound, o psicólogo David Strayer, da Universidade de Utah, e os cientistas Paul e Ruth Ann Atchley, da Universidade do Kansas, descobriram que, após quatro dias na floresta, os indivíduos se saíram 50% melhores em testes de medição de criatividade.

No estudo de Jules, um segundo pico significativo nos benefícios para a saúde mental ocorreram quando as pessoas passaram o dia inteiro ao ar livre. Enquanto isso, a pesquisa  com a Outward Bound sugeriu que três dias no mato eram suficientes para dar um impulso na cognição. Vários finais de semana na natureza podem trazer mais benefícios do que uma viagem de duas semanas.

Inclua momentos outdoor na sua agenda! A chave é fazer com que o tempo de verde seja parte da sua vida diária!

Fonte: revista Go Outside 01/2013.

Maiores informações  pelo site www.shinrin-yoku.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia Florestal - um caminho para a Autocura

BENEFÍCIOS DO PHYTONCIDE NO CORPO HUMANO

Banho de floresta e a percepção dos sentidos